A Metro do Porto seleccionou sete consórcios para disputarem a construção da Linha Rosa e o prolongamento da Linha Amarela. As obras deverão iniciar-se “nos próximos meses”.
“Com a aprovação pelo Conselho de Administração da Metro do Porto, SA. dos relatórios dos júris dos concursos, para a fase de pré-qualificação, os concorrentes vão ser convidados a apresentar propostas para a execução” das
linhas, refere a empresa, em comunicado.
Os sete consórcios escolhidos têm 90 dias para apresentar as propostas para a nova Linha Rosa e o prolongamento da Linha Amarela, com um custo total estimado de 307 milhões de euros.
Na nota enviada às Redacções, a Metro do Porto refere que o arranque das obras, uma a realizar na cidade do Porto e outra em Vila Nova de Gaia, está previsto para os “próximos meses”.
A Linha Rosa ligará a Casa da Música à zona de São Bento, na Baixa do Porto. Já o prolongamento da Linha Amarela levá-la-á de Santo Ovídeo até à Vila d’ Este, nos arredores de Vila Nova de Gaia.
A empreitada acrescentará seis quilómetros e 10 milhões de clientes à rede do Metro do Porto.
Em Abril, quando foram lançados os concursos para as duas obras, o ministro do Ambiente apontou a sua conclusão para 2022.
O Metro do Porto opera em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto, com uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizadas anualmente por cerca de 60 milhões de clientes, de acordo com dados
da empresa.
A frota da Metro do Porto é constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train. Mas também será reforçada.