Num ano recorde, o movimento de contentores mais do que duplicou em Setúbal no ano transacto.
Os números podem parecer incipientes no contexto nacional, mas certo é que o porto do Sado tem já hoje linhas regulares de contentores que o ligam ao Norte de África, ao Mediterrâneo e à costa ocidental de África, afinal, os mercados que a autoridade portuária elege como prioritários.
A laboração em pleno da nova máquina de papel da Portucel (e, logo, o aumento das exportações) veio dar um importante contributo para o movimento de contentores no porto do Sado. Por outro lado, o serviço ferroviário entre a plataforma da Bobadela e Setúbal dá sinais de cativar mais carregadores/recebedores da zona Norte de Lisboa.
Resultado, como sublinha a APSS em comunicado: actualmente são já oito as linhas de porta-contentores que operam em Setúbal: Maersk, Safmarine, Portline, Grimaldi, UECC, Wec Lines, Tarros e Eurocondal.
No ano passado o movimento de carga contentorizada cresceu 120% em termos homólogos, tendo ultrapassado as 500 mil toneladas, e acercando-se dos 45 mil TEU.
Para o desenvolvimento futuro do negócio, a administração portuária destaca as boas acessibilidades terrestres (rodoviárias e ferroviárias) e marítimas (os fundos permitem a operação de navios panamax), a par da existência de grandes áreas de terraplenos e da capacidade de movimentação de cargas nos cais.