Desde ontem, o porto de Setúbal integra a rotação do West Med Trade, da EML, operador de short sea europeu especializado no transporte de veículos e carga rodada.

Com a captação da EML, joint-venture entre a MOL e a Hoegh Autoliners, o porto sadino terá dado mais um passo para concretizar a sua visão de tornar-se um hub intercontinental para o transporte e distribuição de automóveis.

O serviço West Med Trade liga os portos de Barcelona, Setúbal, Santander, Sheerness, Grimsby, White Hill Point, Tyne e Amesterdão. Mas a EML opera outros serviços, com uma cobertura geográfica que vai do Mediterrâneo Oriental ao Báltico, passando pelo Norte de África. Sem esquecer que os seus accionistas actuam no mercado global do transporte de automóveis e camiões.

Em Setúbal, a operação da EML será alavancada pela distribuição de veículos de exportação produzidos na VW Autoeuropa.

As escalas da EML no porto do Sado acontecerão às segundas-feiras. A primeira foi assegurada pelo “Aquarius Ace”, um navio de 175 metros de comprimento e capacidade de transporte de 3 100 UT.

O Porto de Setúbal lançou recentemente o concurso para o projecto de expansão do terminal ro-ro, com o qual pretende criar espaço para a instalação de serviços de valor acrescentado relacionados com a importação/exportação/distribuição de veículos automóveis.

A EML é representada em Portugal pela Portmar.

Tags:

Comments are closed.