O porto de Setúbal já dispõe de um ponto de abastecimento para embarcações eléctricas de recreio, na Doca das Fontaínhas.
A melhoria é o primeiro resultado de um protocolo de cooperação entre a administração portuária de Setúbal e a Mobi.E, que prevê “o desenvolvimento e implementação de estruturas de carregamento de veículos eléctricos, incluindo (…) viaturas, ligeiras e pesadas, e embarcações de recreio, de pesca e de actividade marítimo-turística, nas áreas sob jurisdição da APSS”.
Carlos Correia, presidente da APSS, sublinhou a propósito que “a parceria que hoje concretizamos com a Mobi.E [é] a primeira de um conjunto de iniciativas que integram um roteiro de acções concretas para a descarbonização do Porto de Setúbal, um dos pilares da estratégia Hub2Green Setúbal. Uma estratégia que visa transformar o Porto de Setúbal num Hub Económico de Desenvolvimento Sustentável diferenciador a nível, regional, nacional e europeu”.
Por seu turno, o presidente da Mobi.E destacou “a celeridade e capacidade de resposta da Mobi.E pondo de pé em menos de dois meses este projecto, que permitiu ao Porto de Setúbal afirmar-se como porto pioneiro na instalação de um posto de abastecimento eléctrico para embarcações de náutica de recreio”.
A sessão de assinatura do protocolo integrou ainda uma mesa redonda sobre o tema “A mobilide eléctrica: Rumo à descarbonizaçao”, com a participação de Isabel Moura Ramos, da APSS, Alexandre Videira, da Mobi.E, Manuel Novais, da Rodocargo, João Gouveia, da ANTRAM, e Manuel Costa Braz, da Sunconcept, com moderação de Tiago Farias, do IST.