O porto de Setúbal realizou a primeira operação de transhipment de automóveis, dando mais um passo para ser uma plataforma intercontinental de tráfego de viaturas novas.

A operação de transhipment envolveu 194 viaturas Volkswagen, modelo T-Cross, fabricadas na África do Sul e destinadas aos portos de Antuérpia e Civitavecchia.

As viaturas chegaram no dia domingo passado, a bordo do ro-ro Paglia (agenciado e operado pela Navipor). E ficaram parqueadas no terminal ro-ro do porto sadino até hoje, quando seguiram viagem a bordo do Aquarius Ace, agenciado pela Portmar.

A ambição de Setúbal tornar-se uma plataforma intercontinental de abastecimento europeu de viaturas novas é antiga, e agora parece estar mais próxima.

A administração portuária diz esperar que este tipo de operação “possa ter carácter regular, com periodicidade semanal e com um número significativamente maior de veículos (cerca de 1000)”.

O porto de Setúbal é líder nacional quase monopolista do tráfego ro-ro de automóveis novos.

 

This article has 1 comment

  1. luís pereira

    Por culpa da ministra do mar Ana Paula Vitorino os 2 portos alentejanos perderam muitos contentores nomeadamente para Barcelona que há 3 anos podia ter sido alcançado pelo terminal XXI do porto de Sines