O Porto de Setúbal inaugurou o terminal Teporset, para movimentação de cimento e clínquer, concessionado aos grupo Secil e Cimpor.
O terminal Teporset, paredes meias com o terminal Termitrena (com um concessionário comum), é um projecto iniciado em 2007 e que beneficiou recentemente de importantes melhoramentos, agora inaugurados.
No essencial, foi colocada uma laje ao longo do terminal, para permitir o uso de equipamento e maquinaria pesada, construída uma bacia de retenção (evitando deste modo a contaminação das águas do Sado), e instalados cabeços, defensas no cais, iluminação e vedação perimétrica.
Foi ainda instalada uma rampa que permite a operação integrada entre os terminais da Teporset e da Termitrena, no âmbito de uma solução pragmática que visou garantir a continuidade das operações, que envolveu o capitão do porto, e que foi destacada pelo administrador do porto de Setúbal, José Castel-Branco.
Com uma frente de cais de 165 metros de comprimento e fundos de -11,8 metros na bacia de estacionamento e de -9,5 metros na bacia de manobra, o terminal Teporset pode operar navios com até 200 metros de comprimento e calado até aos 11 metros. Dispõe ainda de um terrapleno com sete hectares.