O porto de Setúbal consolidou a sua liderança nacional na movimentação de viaturas novas com um crescimento de 15% no primeiro trimestre.

Porto de Setúbal

No total, avançou a administração portuária em comunicado, foram movimentadas 40 mil viaturas. Destacou-se a Autoeuropa, com cerca de 20 mil automóveis exportados, para a Alemanha (para o mercado local e para expedição pelo hub de Emden) e directamente para a R.P. China.

O primeiro trimestre ficou marcado pela inclusão de Setúbal na rotação do primeiro serviço directo ro-ro lançado pela Grimaldi, entre o Mediterrâneo e os EUA. No caso do porto sadino, isso não representou um aumento do número de escalas (elas acontecem em simultâneo com o serviço já existente entre o Norte da Europa e o Mediterrâneo), mas aumenta a oferta de capacidade e de origens/destinos servidos.

Também no arranque do ano iniciaram-se as escalas semanais da Euro Marine Logistics, essencialmente para carregar automóveis produzidas na VW de Palmela.

Setúbal reclama uma quota de mais de 90% na movimentação de viaturas novas nos portos nacionais. E está em vias de reforçar a aposta neste segmento de mercado, mediante a expansão do terrapleno do terminal ro-ro para permitir a localização de actividades de valor acrescentado ligadas à preparação dos veículos.

Comments are closed.