Sábado, Março 25, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Setúbal ultrapassou Leixões como segundo porto exportador

por T&N
24/02/2015
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Setúbal foi o porto que mais cresceu no ano passado, na movimentação de mercadorias e também nas exportações. E com isso destronou Leixões do segundo lugar do ranking exportador, atrás de Sines.

No ano passado, as cargas de exportação movimentadas nos portos nacionais totalizaram os 27,9 milhões de toneladas. Um recorde que correspondeu a 36,6% do total de mercadorias processadas, descontada a tara dos contentores.

À excepção de Lisboa e Viana do Castelo, todos os principais portos atingiram máximos históricos nos volumes exportados.

Setúbal destacou-se com um crescimento homólogo de 34,4%. Ali, as cargas de exportação superaram os cinco milhões de toneladas, o equivalente a 64,8% do total de mercadorias movimentadas.

Seguiram-se, no ranking dos portos que mais cresceram nas exportações, Aveiro (16,4% para 2,1 milhões de toneladas), Figueira da Foz (7,1% e 1,2 milhões de toneladas), Viana do Castelo (5,9%, 306 mil toneladas) e Sines (4,2%, 10,9 milhões de toneladas).

Leixões somou 4,9 milhões de toneladas e Lisboa contou 3,4 milhões de toneladas.

Com Sines destacado na liderança das exportações, muito à conta dos produtos refinados mas também, cada vez mais, pela movimentação de contentores, a principal mexida no ranking nacional foi a subida de Setúbal ao segundo lugar, por troca com Leixões.

Uma alteração que se explica, quer pelo dinamismo do porto do Sado, quer pela quebra das movimentações de granéis líquidos e pelo peso (tara) dos contentores processados no porto nortenho.

Em termos nacionais, a carga geral representou 61,7% das mercadorias exportadas, os granéis sólidos 27,6% e os granéis líquidos 31,7%.

Notícias Relacionadas

Ocean Winds pondera investir no porto de Setúbal
Marítimo

Ocean Winds pondera investir no porto de Setúbal

10/03/2023
Tersado estreia-se na movimentação de cereais
Marítimo

Tersado estreia-se na movimentação de cereais

28/02/2023
For-Mar inicia ciclo de visitas ao Porto de Setúbal
Press Releases

For-Mar inicia ciclo de visitas ao Porto de Setúbal

13/02/2023
A seguir
Brittania é o novo navio-almirante da P&O Cruises

Brittania é o novo navio-almirante da P&O Cruises

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Os portos portugueses – uma década perdida

Os Portos num contexto de desenvolvimento

23/03/2023
Navex promove contentores inteligentes

Navex promove contentores inteligentes

21/03/2023
Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

21/03/2023
Stakeholders do Porto de Setúbal: confiança e dinamismo em 2021

Lisnave aumenta lucros e tem “casa cheia”

21/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist