A Coreia do Sul vai investir 4,6 mil milhões de dólares no aumento da capacidade da HMM, nos próximos cinco anos.
O vice-ministro para os Oceanos e Pescas do governo de Seul anunciou o investimento em 33 navios até 2025, que acrescentarão 250 mil TEU à frota da HMM.
Ao longo do ano corrente a HMM recebeu 12 navios de 24 000 TEU e na primeira metade de 2021 deverá receber mais oito porta-contentores de 16 000 TEU.
Com o reforço agora anunciado, a capacidade dos principais operadores do país regressará ao nível anterior ao colapso da Hanjin Shipping.
A Coreia do Sul é o maior accionista da HMM, através dos fundos estatais Korea Development Bank, Korea Ocean Business Corporation e Korea Credit Guarantee Fund.
A HMM é a oitava maior companhia de transporte marítimo de contentores do mundo, com uma capacidade de 712 mil TEU.
Reforço da oferta no Transpacífico
A falta de capacidade de transporte no Transpacífico levou, entretanto, o governo de Seul a ordenar à HMM o lançamento de dois novos serviços mensais à exportação, que se juntarão ao serviço único lançado em Agosto e àquele que a SM Line lançou este mês.
Na nova oferta, cerca de 350 TEU em cada saída estarão reservados aos pequenos e médios carregadores.
Para garantir a capacidade de transporte, Seul planeia ainda a compra de 50 navios pela KOBC, até 2025, para serem disponibilizados, em regime de aluguer operacional, às companhias que deles precisem para fazerem face a aumentos de procura.