A Hyundai Merchant Marine (HMM) está pronta para juntar-se à Maersk e à MSC na aliança 2M, de acordo com uma fonte do governo da Coreia do Sul. Seul nega problemas nas negociações e  sustenta que o acordo será formalizado ainda este mês.

HMM + 2M

“Estão a decorrer conversações para cooperação específica” entre a HMM e a 2M devendo ser atingido “um acordo final em breve”, disse à imprensa sul-coreana o presidente da Comissão de Serviços Financeiros, Yim Jong-Yong. O mesmo responsável apontou 10 de Dezembro como data previsível para conclusão das negociações.

A HMM assinou, de forma algo surpreendente, em Julho, um memorando de entendimento com a Maersk Line e a MSC para juntar-se à 2M, após ter sido rejeitada pela THE Alliance, que vai agrupar companhias de Japão, Taiwan e Alemanha.

Não obstante o memorando de entendimento com a 2M, foram várias as fontes a indicar que a entrada da companhia sul-coreana na aliança não concretizará. Os próprios responsáveis da Maersk Line e MSC afirmaram publicamente que a entrada da HMM não era garantida.

Estas informações obrigaram a companhia sul-coreana a vir várias vezes a público afirmar que as negociações se mantinham, a última das quais a semana passada.

De acordo com as últimas notícias, as três companhias estariam a negociar acordos de partilha de capacidade em tráfegos específicos, e não a entrada da HMM na aliança. Todavia, o governo sul-coreano mantém o optimismo… e a pressão sobre os intervenientes.

 

 

Comments are closed.