A PSA Sines anuncia para o fim do Verão o início da operação do sexto pórtico de cais super post-Panamax. E com ele ficará concluída a segunda fase do Terminal XXI.
O novo pórtico está já a ser montado no terminal de contentores de Sines. Trata-se de um equipamento de última geração, capaz de operar navios de 18 000 TEU dado o seu alcance de até 23 fiadas de contentores a bordo. Das características técnicas destacam-se também a capacidade de carga máxima de 65 toneladas com twin lift e o alcance útil de movimento vertical do spreader de 63,2 metros.
Ao sexto pórtico de cais (um investimento de sete milhões de euros) juntar-se-ão três gruas de parque. E com eles o Terminal XXI, que já pode receber em simultâneo dois megacarriers nos seus 730 metros de cais (com fundos de -17,5 metros), aumentará os ritmos de operação dos navios.
A instalação do novo pórtico marcará também o fim da fase 2 do terminal, num investimento acumulado de mais de 200 milhões de euros. O Terminal XXI tem agora uma capacidade instalada de um milhão de TEU/ano.
Ficará então a faltar mais uma fase de expansão, que dotará o terminal de contentores de Sines com um cais de 930 metros, dez pórticos e cerca de 36 hectares de terrapleno, tornando-o capaz de movimentar 1,5 milhões de TEU/ano.