As companhias de transporte marítimo de contentores atingiram no primeiro trimestre margens operacionais de 56%, em média, calcula a Linerlytica.
Depois de um ano de 2021 excepcional em termos de resultados, 2022 começou ainda mais forte para as companhias de shipping de contentores, com sucessivos anúncios de números recordes no primeiro trimestre.
Apesar das dificuldades nas cadeias de abastecimento, apesar das incertezas, apesar até da quebra relativa de volumes movimentados, as companhias marítimas lograram aumentar de tal forma os seus fretes médios, que os resultados do trimestre dispararam.
Com a alta dos fretes a superar largamente a subida dos custos, os lucros operacionais – e as margens – atingiram níveis inauditos: 56% no primeiro trimestre, ainda acima do recorde de 49% de 2021 e a anos-luz dos 6% de 2018, ou dos 0% de 2016, de acordo com a Linerlytica.
E a tendência é para manter, pelo menos nos dois próximos trimestres, estimam os analistas. É verdade que os fretes no mercado spot têm estado a aliviar dos máximos, mas permanecem anormalmente altos, e com a expectativa da resolução do congestionamento em Xangai nas próximas semanas há mesmo a expectativa de uma nova subida dos preços.