Os lucros das maiores companhias de shipping de contentores fazem manchetes, mas são os players de menor dimensão a ter as maiores margens, salienta a Alphaliner.
A margem operacional média no transporte marítimo de contentores atingiu os 44,4% no segundo trimestre deste ano., superando os 38,2% verificados no primeiro trimestre, em resultado do “disparo” das tarifas.
OIhando para as dez maiores companhias que tornaram públicos os seus resultados, a Alphaliner nota que todas aumentaram as suas margens, mas sublinha que foram as mais pequenas a atingir as melhores performances, com a Yang Ming a liderar, com uma margem de 58,4%.
Seguiram-se neste ranking muito particular a Evergreen, com margens de 53,2%, e a HMM, com margens de 50,5%.
Feitas as contas, os resultados demonstram, sustenta a consultora, que foram as companhias de pequena e média dimensão que melhor tiraram partido das condições excepcionais do mercado, arrancando as melhores tarifas aos carregadores.
Maersk, Hapag-Lloyd, COSCO e CMA CGM, as maiores companhias da amostra, ao invés, ficaram no fundo da tabela das margens, destaca a Alphaliner.