Em tempos recordes, os lucros e margens do shipping de contentores superam largamente os das gigantes tecnológicas, sublinha a Blue Alpha Capital.
Comparando a performance das companhias de shipping de contentores com a do quarteto FANG – Facebook, Amazon, Netflix e Google -, John McCown, líder da Blue Alpha Capital, concluiu que não só as primeiras superaram as segundas, como a vantagem vem em crescendo a cada trimestre que passa.
Se no último trimestre do ano passado os lucros da indústria de transporte marítimo de contentores superaram em 14% os das FANG, no primeiro trimestre do ano corrente a vantagem subiu para os 103% e no segundo trimestre atingiu os 143%.
A mesma discrepância verifica-se na relação entre as receitas e os lucros, com o shipping de contentores a atingir no segundo trimestre de 2023 uma margem média de 46,1%, ou seja, quatro vezes mais que a margem das FANG. Ou o dobro, concede o analista, se se retirar do quarteto a Amazon, que tem uma margem especialmente baixa.
Na sua análise, John McCown também compara a performance do shipping de contentores com a de gigantes norte-americanas dos transportes, e a conclusão vai no mesmo sentido.
Sete das 11 companhias de transporte marítimo de contentores que divulgaram os seus dados do segundo trimestre mais do que duplicaram o resultado líquido da UPS (apresentada como tradicionalmente a companhia de transportes mais rendível do mundo),
Juntas, UPS, FedEx, Union Pacific e JB Hunt lucraram no segundo semestre 5,5 mil milhões de dólares, o equivalente a 8,6% da indústria do shipping de contentores. E a sua margem de lucro sobre o volume de receitas foi de 9,2%, apenas um quinto da média das transportadores marítimas de contentores.
Na sua análise, o fundador da Blue Alpha Capital considerou os resultados das 11 companhias de shipping de contentores que tornaram públicos os resultados do segundo trimestre, e que representam dois terços da indústria, e assumiu que os demais players do sector terão tido um comportamento por TEU idêntico.
Partindo dessa base, John McCown estima que a indústria deverá atingir este ano um resultado líquido de 244,9 mil milhões de dólares, 65,2% acima do lucro recorde de 2021.