Os lucros do transporte marítimo de contentores deverão atingir este ano os 256 mil milhões de dólares (sensivelmente o PIB de Portugal) ou mesmo os 270 mil milhões (o PIB da Finlândia).
Depois de um ano de 2021 em que as companhias de transporte marítimo de contentores atingiram um inimaginável (até aí) lucro agregado de 148 mil milhões de dólares, eis que se preparam para bater esse recorde em 70-80%.
A Blue Alpha Capital reviu em alta a previsão dos lucros para o sector, no corrente ano, depois de os resultados melhor que o esperado no segundo trimestre das 11 maiores companhias mundial que publicam as suas contas. Se ainda em Maio apontava para 220 mil milhões de dólares, agora acrescentou-lhe mais 36 mil milhões.
No mesmo sentido, a Drewry avançou com uma previsão de 270 mil milhões de dólares para este ano, ainda que para o próximo antecipe uma quebra para os 150 mil milhões (ainda assim, melhor que o recorde de 2021).
A Maersk, a maior companhia de shipping de contentores do mundo a divulgar as suas contas (a número um, a MSC, não o faz por ser uma empresa familiar não cotada), anunciou há dias prever lucrar 31 mil milhões de dólares. A Hapag-Lloyd parece pronta a destronar a VW como a companhia alemã mais lucrativa.
E, no entanto, as disrupções das cadeias logísticas persistem… ainda melhor! E as tarifas spot estão em queda… pouco importa, porque cada vez mais mercadorias são transportadas sob contratos de longa duração, contratados em alta…