As companhias de shipping de contentores terão lucrado 8,9 milhões de dólares no segundo trimestre, calcula o analista John McCown.
O valor fica muito longe dos 63 mil milhões de dólares que o shipping de contentores obteve de resultados líquidos no segundo trimestre de 2022, mas supera ainda assim os resultados de antes da pandemia.
O cálculo dos lucros do sector é feito considerando os resultados das companhias que os divulgaram publicamente e extrapolando para as demais em médios.
Entre as companhias que publicitaram os seus resultados do segundo trimestre, a CMA CGM obteve os maiores ganhos, com um resultado líquido de 1,33 mil milhões de dólares.
Seguiram-se-lhe a Maersk, com 1,29 mil milhões de lucros e a COSSCO (incluindo a OOCL), com 1,2 mil milhões. Curiosamente, a operadora chinesa foi a única a aumentar os ganhos em termos homólogos.
Nos antípodas, a ZIM perdeu 162 milhões de dólares e a Yang Ming ficou quase na linha de água mas ainda perdeu quatro mil milhões.
“Este foi o quarto trimestre consecutivo de baixa, depois de sete trimestres seguidos de resultados líquidos recordes para o sector”, sublinhou John McCown.
O consultor antecipa que pelo menos os operadores mais pequenos poderão fechar o exercício de 2023 no vermelho, pelo que 2024 será muito desafiante para eles.
Os outros, os maiores, deverão contar ainda com os lucros do primeiro semestre para compensar as perdas, ou resultados nulos, da segunda metade do ano, acrescentou.