No ano passado, 62% das escalas dos navios porta-contentores aconteceram dentro dos horários previstos. Uma melhoria de 20 pontos percentuais face a 2022, calcula a SeaIntelligence.
O resultado é positivo, mas não é deslumbrante. A consultora sublinha que, apesar da forte melhoria, o resultado apenas igualou o verificado em 2020 e ficou longe dos 70-80% de escalas pontuais verificado entre 2021 e 2019.
A Maersk voltou a ser a companhia mais pontual em 2023, com um resultado de 67,7% de escalas “on schedule”, numa melhoria de 15,6% p.p. face a 2022. A MSC foi segunda, com um resultado de 65,9%, a subir 24,5%.
A análise da SeaIntelligence considerou os 13 maiores operadores de shipping de contentores. O menos pontual foi a Yang Ming, com um score de 50,7%, mas ainda assim a subir 18,4 p.p..
Todos os 13 melhoraram a sua performance em dois dígitos, destacando-se a Wan Hai, que avançou 27,4 p.p. para a casa dos 61%
Sem surpresa, considerando os resultados individuais, a aliança 2M foi a melhor em termos de pontualidade, com um resultado médio de 57,8%, à frente da Ocean Alliance (55,3%) e da THE Alliance (43,1%).
Apesar da melhoria global verificada em 2023, a SeaIntelligence chama a atenção, na sua análise, para a degradação da fiabilidade dos serviços que se verificou ao longo do último trimestre. Só em Dezembro, o índice caiu 5 p.p., para 56,8%, face a Novembro.
A explicação reside na crise do Mar Vermelho. E a consultora estima que o seu efeito – no que à pontualidade diz respeito – seja passageiro, assim os novos horários incorporem os maiores transit times decorrentes da utilização da Rota do Cabo.