O transporte marítimo de contentores deverá fechar o ano com lucros operacionais de 14 mil milhões de dólares, prevê a Sea-Intelligence.
A Sea-Intelligence reviu, pela quarta vez este ano, a previsão do EBITDA para o sector do transporte marítimo de contentores. A nova previsão aponta para o melhor resultado dos últimos oito anos.
A prestigiada consultora dinamarquesa viu-se forçada a refazer as contas depois dos fortes resultados trimestrais divulgados por vários players do sector. Maersk e CMA CGM, por exemplo, anunciaram EBITDA de 25% no negócio do shipping, no terceiro trimestre deste ano, com perspectivas de melhoria.
A nova previsão da Sea-Intelligence contrasta, e de que maneira, com a projecção feita em Abril, erm plena primeira vaga da pandemia, quando antecipou que, no pior cenário, as perdas operacionais das companhias de transporte marítimo de contentores poderiam chegar aos 23 mil milhões de dólares).
Mais tarde, em Junho, e face à excelente gestão da oferta de capacidade e de manutenção dos fretes, a consultora já apontou para um lucro operacional de 9 mil milhões de dólares.
No ano passado, recorde-se, o sector alcançou um EBITDA de 5,9 mil milhões de dólares.