O sector do shipping de contentores deverá regressar aos prejuízos em 2024, prevê a consultora Drewry.
Simon Heaney, da Drewry Maritime Research, prevê que o shipping de contentores registe no próximo ano perdas agregadas de dez mil milhões de dólares, num contraste com os ganhos de 296 mil milhões de 2022.
Para o ano corrente, a Drewry antecipa lucros de 16,5 mil milhões de dólares para o sector.
O regresso ao vermelho em 2024 assenta na forte baixa das tarifas de transporte de contentores e no drástico aumento da oferta de capacidade.
Na verdade, sustenta o consultor sénior da Drewry, a quebra da rendibilidade das companhias de shipping de contentores tornou-se evidente desde meados do ano passado e foi-se agravando. “Se dividirmos os resultados por trimestres, verificaremos que os lucros caíram para metade, do terceiro para o quarto, de 81 mil milhões para 42 mil milhões de dólares”, disse, num webinar realizado ontem.
No último trimestre de 2022 até já se verificou um primeiro resultado negativo, da Wan Hai, acrescentou.
Os efeitos do abrandamento serão agravados pelo aumento da oferta de capacidade. A Drewry estima para este ano um aumento da frota mundial de navios porta-contentores na ordem dos 4,7%. Mas sem o efeito do congestionamento dos portos (que retinha muitos navios) o aumento da capacidade de transporte disponível poderá chegar aos 25%.