Três dezenas de oradores participam, dias 12 e 13, no Porto, no Seminário de Transporte Marítimo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS e na Conferência Intermodal 2020.
A exemplo do acontecido nos 21 anos passados, o Seminário de Transporte Marítimo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS está de volta, e num formato alargado. Desta feita, o evento prolonga-se por dia e meio, com a tarde de quinta-feira a ser dedicada à Conferência Intermodal 2020, numa parceria com o Intermodal Promotion Centre Portugal, e a sexta-feira a ser inteiramente preenchida pelo Seminário propriamente dito.
Pelo meio, isto é, na noite de 12, ainda haverá tempo para a segunda edição do Jantar do Shipping, numa parceria com a AGEPOR e a APAT.
A Conferência Intermodal 2020 realizar-se-á no Auditório do Porto de Leixões, com a APDL a ser a anfitriã do evento. Objectivo principal: discutir as oportunidades da integração do SSS nas cadeias logísticas e os constrangimentos que ainda a impedem ou limitam. Isso partindo de um retrato actualizado da distribuição modal dos fluxos de mercadorias no comércio externo português.
Para além de Rui Raposo (presidente da Intermodal Portugal) e de um representante da Administração da APDL, que fará as “honras” da casa, participam como oradores João Soares, Carlos Vasconcelos (Medway), Sandra Sá (Tarros Line), Jerome Feuvrier (Samskip) e Sérgio Costa (CLdN). O encerramento estará a cargo do presidente da Comunidade Portuária de Leixões, Jaime Vieira dos Santos.
O Seminário de Transporte Marítimo acontecerá, como já é tradição, no Hotel Crowne Plaza, no Porto, durante todo o dia de sexta-feira.
Serão mais de duas dezenas de oradores, distribuídos por cinco painéis, com algumas novidades. São os caso da Mesa Redonda da YoungShip Portugal “Como atrair, formar e reter talentos?”, ou do painel “Logística Portuária inteligente”, que reúne comunicações de investigadores e docentes como são Amadeu Rocha, Duarte Lynce de Faria, João Nabais e Ricardo Morgado.
As Comunidades Portuárias terão, pela primeira vez, um painel que lhes é inteiramente dedicado, e nele participarão os líderes de quatro das cinco maiores comunidades, que apresentarão contributos para “Um “Roadmap” para os portos”. E haverá, como se impõe, um espaço reservado aos desafios da “Descarbonização e digitalização do shipping”, com a participação de representantes do Grupo ETE e de várias “tecnológicas”.
O arranque do Seminário será dado com uma mesa redonda sobre “O estado da arte do sector marítimo-portuário”, com a participação de dirigentes da FEPORT, ESC, ESPO e FONASBA.
Será, sem dúvida, um programa de trabalho intenso, mas também com uma forte componente de networking.
O Programa completo do Seminário e Conferência e o formulário para inscrição estão disponíveis aqui. O preço da inscrição mantém-se nos 90 euros (+IVA) do ano passado (60 euros + IVA para assinantes do T&N).
A inscrição para o Jantar do Shipping (40 euros) pode ser feita aqui.
O Seminário de Transporte Marítimo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS conta com os patrocínios da APDL, Grupo ETE e Yilport Iberia e os Apoios da ANECAP, APA, APSS, CLdN, Comunidade Portuária de Leixões, Comunidade Portuária de Lisboa, Intermodal Portugal, Maeil, MSC e SPC.