A Siemens vai apresentar no salão InnoTrans, em Setembro, o Velaro Novo, um protótipo de um comboio de Alta Aelocidade. A companhia prevê que as primeiras unidades da versão de produção entrem ao em 2023.

Será a quinta geração dos comboios de Alta Velocidade Velaro do construtor alemão.

A nova plataforma foi projectada para velocidades de 250-360 km/h e será, de acordo com a Siemens, 30% mais eficiente em termos de energia do que os modelos Velaro actuais. A construção leve do Novo reduzirá o peso total em 15% ao mesmo tempo que aumentará o espaço para passageiros em 10%, segundo o construtor.

A Siemens informa que a carroçaria dos vagões foi desenvolvida com base no “conceito de tubo vazio”. Ou seja, serão totalmente personalizáveis e não terão mobília interna permanente.

“O Velaro Novo é a nossa resposta à procura global no transporte de Alta Velocidade. O novo comboio escreve um novo capítulo na história de sucesso do Velaro e permite que os operadores ofereçam maior conforto e economia aos passageiros durante todo o ciclo de vida do comboio”, indica, citada em comunicado, Sabrina Soussan, directora-executiva da divisão de Mobilidade da Siemens.

A companhia arrancou com o concept Novo em 2013 e  tem testado novos componentes desde Abril passado. O veículo de testes foi integrado no ICE S, operado pela DB Systemtechnik, e está actualmente a ser posto à prova na Alemanha.

 

 

Os comentários estão encerrados.