A Siemens apresentou na Innotrans o protótipo Velaro Novo, a quinta geração deste comboio de Alta Velocidade do construtor alemão.
A Siemens prevê que as primeiras unidades do novo Velaro entrem ao serviço em 2023.
A nova plataforma foi projectada para velocidades de 250-360 km/h e será, de acordo com a Siemens, 30% mais eficiente em termos de consumo de energia (a uma velocidade de 300 km/h) do que os modelos Velaro actuais. A construção leve do Novo reduzirá o peso total em 15%, segundo o construtor.
Mas a economia de peso é apenas parte da equação para a maior eficiência em termos de consumos e emissões. A aerodinâmica melhorada também desempenha um papel nesse sentido.
A Siemens informa que a carroçaria das carruagens foi desenvolvida com base no conceito de “tubo vazio”. Ou seja, serão totalmente personalizáveis e não terão mobília interna permanente. O espaço para passageiros cresce 10% em relação ao Velaro anterior, de acordo com a companhia.
Apesar do comprimento mais longo e da carroçaria ligeiramente mais estreita, os novos vagões têm uma largura de corredor de 535 mm, mais 11 mm do que a anterior geração do comboio de Alta Velocidade, mantendo o mesmo conforto dos assentos. Serviços de Internet, sistemas de informação aos passageiros, entretenimento a bordo e sistemas de vigilância de segurança CCTV podem ser integrados para atender às necessidades dos clientes.
A companhia arrancou com o concept Novo em 2013 e encontra-se a testar novos componentes desde Abril último.
O veículo de testes foi integrado no ICE S, operado pela DB Systemtechnik, e está, no presente, a ser posto à prova na Alemanha.