A Siemens revelou mais pormenores do projecto  dos “camiões-trólei” Scania que vai testar na Suécia.

Scania - Camião-trólei

Os testes arrancarão em Fevereiro de 2016 e decorrerão num troço de dois quilómetros da auto-estrada E16, a Norte de Estocolmo, no âmbito do projecto “Gävle Electric Road”, financiado pelo governo sueco (oito milhões de euros) e pela região de Gävleborg (cinco milhões de euros).

Os dois quilómetros de auto-estrada, entre o porto de Gävle e Storvik, serão para o efeito electrificados com um sistema semelhante às catenárias dos tróleis e metros ligeiros.

Os camiões que estarão em teste na Suécia estarão equipados com um sistema de propulsão híbrido eléctrico desenvolvido pela Scania, que recebe a energia da catenária através de um pantógrafo instalado atrás da cabine, desenvolvido pela Siemens. Um sistema de sensores permite que o pantógrafo se desconecte do sistema de catenária de forma automática aos 90 km/h.

As duas empresas já levam vários anos de trabalho conjunto nesta iniciativa de “camiões-trólei”. Aliás, veículos semelhantes, mas da Volvo, já estão em testes nos EUA, num trajecto entre o porto de Los Angeles e Long Beach.

A alimentação dos veículos através das catenárias resolve o problema das limitações das baterias eléctricas. Mas ao invés coloca a questão do investimento necessário para “electrificar” milhares de quilómetros de estradas.

Os resultados dos testes que Siemens e Scania vão fazer na Suécia estarão disponíveis dois anos após o arranque e ditarão a premência de uso comercial futuro.

O projecto “Gävle Electric Road” faz parte do objectivo que aquele país nórdico tem de, até 2030, tornar os seus transportes independentes dos combustíveis fósseis.

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