A jogar em casa, a Siemens aproveitou o Innotrans para apresentar ao público o Velaro D, a última geração dos seus comboios de alta velocidade.

Os Velaro já operam com sucesso em Espanha, na Rússia e até na R.P. China mas só agora chegarão à Alemanha natal. O início de operação dos Velaro D, a última geração da família, está previsto para o último trimestre de 2011, com as entregas a prolongarem-se por 2012.

A Deutsche Bahn encomendou em 2008 15 destes novos comboios, compostos cada um por oito veículos. Os primeiros operarão entre o Sul de França. Mas tratando-se de composições multi-sistemas deverão circular no futuro também na Bélgica e na Suíça.

Os Velaro D passarão a ser os “porta-estandarte” da Deutsche Bahn no que toca à Alta Velocidade.

Entretanto, na Rússia, a Siemens garantiu um contrato para o fornecimento de mais 16 UME da família Desiro. O negócio está avaliado em 170 milhões de euros e soma-se a outro de 410 milhões de euros respeitante a outras 38 composições do mesmo tipo.

O novo contrato prevê uma crescente incorporação nacional russa no fabrico dos Desiro, começando pelos 30%-40% para chegar até aos 80%-90%. Para tal, a Siemens colaborará com a empresa russa Sinara.

Comments are closed.