O Sistema de Identificação e Informação Geográfica (SIIG) do Porto de Sines foi distinguido com o SAG Award – Special Achievement in GIS Award 2012, atribuído pela ESRI, a nível mundial.

Resultado de um investimento de 300 mil euros (co-financiado pelo OPVT), o SIIG suporta as diferentes áreas de negócio na Administração do Porto de Sines, como sejam o Planeamento e Operações Portuárias, o Cadastro e Ordenamento Portuário, a Gestão de Concessões, a Gestão de Infra estruturas e Equipamentos e a Segurança e Ambiente.

Destaca-se o módulo de Planeamento Operacional, que está totalmente integrado com a JUP – Janela Única Portuária, e que permite aos utilizadores realizar (com base na informação operacional e de segurança) cenários de operações e simular geograficamente o estado e a ocupação do porto no horizonte temporal desejado, optimizando desta forma a ocupação dos cais, a utilização dos recursos e a fluidez dos navios.

O SIIG do Porto de Sines tinha já sido distinguido, em Março, com o prémio “Projecto SIG do ano”, atribuído durante o 10.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal. Agora a consagração aconteceu na International User Conference da ESRI, que decorreu na passada semana no Centro de Convenções de San Diego, na Califórnia, EUA, com o projecto português a destacar-se entre os milhares de aplicações do tipo implementadas este ano em todo o mundo.

 

Comments are closed.