Moimenta da Beira é o 15.º município português a aderir à Solução Integrada de Mobilidade (SIM) desenvolvida pela Transdev. Outros se lhe seguirão em breve, confia o operador.

A SIM de Moimenta da Beira, baptizada de Mobilidade à Beirinha, foi lançada na passada sexta-feira. Até ao final do mês, as viagens serão grátis, para permitir experimentar e criar hábitos. Depois, custarão um euro nos casos dos circuitos regulares e a pedido, e 50 cêntimos no circuito urbano.

A exemplo do que se verifica nos outros SIM implementados pela Transdev por esse país fora, no caso de Moimenta da Beira a oferta de transporte rodoviário de passageiros visa, por um lado, aproximar as freguesias periféricas do centro urbano e, por outro lado, facilitar a deslocação entre os principais pontos geradores de tráfego dentro da urbe.

Assim, haverá cinco linhas suburbanas, uma por cada dia útil da semana, complementadas por um circuito urbano, com sete circulações diárias de segunda a sexta-feira. Em dia da feira quinzenal, todos os circuitos serão realizados em simultâneo. Os habitantes de lugares menos povoados, e que por isso não são cobertos pela rede agora lançada, podem ainda assim utilizar os serviços a pedido, mediante marcação antecipada.

“Este é já o 15.º projecto SIM que a Transdev implementa em Portugal, sendo que estamos em negociações com vista à implementação de projectos semelhantes noutros municípios”, sublinha José Gomes, Director de Exploração da Transdev Portugal, citado em comunicado. “A concepção destes projectos implica sempre um elevado grau de cooperação com as autarquias, na medida em que as soluções de mobilidade colocadas no terreno são desenhadas à medida das reais necessidades das populações”, destaca.

 

 

 

 

Tags:

Comments are closed.