O Sindicato XXI, que representa os estivadores do Terminal XXI de Sines, anunciou duas greves, para durarem entre 2 de Maio e 5 de Outubro.

A primeira greve decorrerá entre as zero horas do dia 2 e as 24 horas do dia 5, e será de paralisação total da actividade. A segunda iniciar-se-á imediatamente de seguida, às zero horas do dia 5, para se prolongar até às 24 horas do dia 4 de Outubro, mas afectará apenas o trabalho suplementar, de acordo com o sindicato dos estivadores.

 

Na origem dos protestos está a falta de acordo com a PSA Sines e a Laborsines sobre questões salariais e condições de trabalho.

As paralisações foram decididas em plenário de trabalhadores no passado dia 5, mas só foram anunciadas uma semana depois, porque entretanto terão havido ainda tentativas de chegar a um acordo.

Ainda este fim de semana, num forum sobre trabalho portuário promovido pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores Portuários, o representante do Sindicato XXI denunciou o modelo da PSA Sines na exploração do terminal de contentores de Sines, alegadamente assente em salários baixos e insegurança.

Esta não é a primeira vez que o Sindicato XXI convoca uma greve prolongada. Ainda em 2017, chegou a ser anunciada uma paralisação por um ano.

O Sindicato XXI, note-se, integra a Comunidade Portuária de Sines. Caso único em Portugal.

» LER MAIS

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*