O Porto de Sines e a PSA Sines são os anfitriões do 4.º Encontro Regional do Fórum Supergreen, que se realiza depois de amanhã, com o intuito de divulgar junto dos empresários e empreendedores nacionais as boas práticas do desenvolvimento sustentável das redes de transportes.
No encontro de Sines far-se-á o ponto da situação do desenvolvimento do Projecto Supergreen, em particular a análise do estado de alguns dos nove corredores seleccionados para o projecto. Especial ênfase será colocada também nas tecnologias verdes, nomeadamente na aplicação dos sistemas de TIC ao sector marítimo, com a Janela Única Portuária a merecer natural destaque.
O Projecto “Supergreen” é uma Acção de Coordenação e Apoio, co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro e envolve 22 parceiros de 13 países europeus. Entre eles contam-se o porto de Gijon, a DNV, a DB Schenker oou a SNCF Fret Itália.
O projecto arrancou em Janeiro do ano passado. Em Julho foram escolhidos nove corredores logísticos. Um deles liga Lisboa a Paris, passando por Madrid e Irun, com extensões a Gijon e a St. Nazaire (ligados entre eles por serviços de short sea). O outro liga Algeciras a Lyon, passando por Valência, Barcelona e Marselha, com uma extensão a Sines, por via marítima.