Poderá estar iminente o fim da greve dos estivadores do Terminal XXI, em Sines, com patrões e sindicato a aproximarem as respectivas propostas negociais.
Com um atraso, justificado e aceite, de algumas horas, o Sindicato XXI recebeu hoje a resposta da PSA Sines / Laborsines à proposta de acordo actualmente em discussão, anunciou a estrutura sindical.
A “extensa documentação” irá ser analisada pela Direcção do sindicato dos estivadores. Mas no imediato ficou a nota de que “as tabelas rectificadas foram aceites por ambas as partes”.
As coisas parecem, de facto, bem encaminhadas, depois de vários avanços e recuos que motivaram, no início do mês, o Sindicato XXI a avisar para a possibilidade de avançar com novo pré-aviso de greve.
Entretanto, já na sexta-feira passada (dia 14), a estrutura sindical deu nota da realização de “produtivas negociações com a PSA / Laborsines” e de uma discussão de propostas “de boa fé entre os dois lados”.
O comunicado de hoje mantém o tom optimista, com a Direcção do sindicato a avançar “a perspectiva de que estamos na fase final desta caminhada”.
Depois de terem realizado três dias de greve total no início de Maio, os estivadores do Terminal XXI estão desde o dia 5 desse mês a cumprirem uma greve ao trabalho suplementar. Na origem do protesto estarão questões salariais e condições de trabalho.
O Sindicato XXI integra a Comunidade Portuária de Sines. Caso único em Portugal.
Sem este acordo não avança ampliação do terminal XXI tão urgente para “ir atrás” das ampliações confirmadas ao lado em Tanger (Marrocos) e 3 em Espanha a saber : Algeciras, Valência e Barcelona, vergonha geringonça nos portos e nos aeroportos (Lisboa 1 calamidade) !!
Sem este acordo não avança ampliação do terminal XXI tão urgente para “ir atrás” das ampliações confirmadas ao lado em Tanger (Marrocos) e 3 em Espanha a saber : Algeciras, Valência e Barcelona, vergonha geringonça nos portos e nos aeroportos (Lisboa 1 calamidade) para não falar nos barcos parados da Transtejo e Soflusa !!!!