O porto de Sines já terá ultrapassado Lisboa no movimento de contentores com o hinterland, estima a AMT, com base nos dados actualizados a Agosto.
Os portos nacionais movimentaram 2,2 milhões de TEU nos primeiros oito meses de 2024, o que representa um crescimento de 11,8% face ao período homólogo de 2023, anunciou a AMT.
Em termos absolutos, o crescimento rondou os 240 mil TEU, com o porto de Sines a contribuir com 206 mil e o de Lisboa com 34 mil.
Os movimentos de transhipment cresceram 18,8% para a casa do milhão do TEU (quase exclusivamente em Sines), enquanto os movimentos de import/export, com o hinterland, subiram 6% para 1,156 milhões de TEU. E aqui, avança a AMT, Sines terá superado Lisboa, com um total de 300 mil TEU (mais 15,4% em termos homólogos) face a 298 mil (mais 12,4%).
A AMT avisa que, no caso de Lisboa, a “repartição entre hinterland e transhipment [é] efectuada por estimativa”, mas tal pouco altera as coisas, uma vez que ao porto da capital apenas são atribuídos sete mil TEU de transhipment.
Contas feitas, nos primeiros oito meses do ano Sines movimentou 1,3 milhões de TEU (+18,4%), Leixões 473 mil (-0,7%), Lisboa 304,7 mil (+12,4%), Setúbal 103,8 mil (-0,8%), Aveiro 11,6 mil (+15,3%) e Figueira da Foz 13 mil (-5%).
Só em Agosto, passaram pelos portos nacionais 296 mil TEU, num crescimento homólogo de 9,8%.