Sines assegurou a totalidade do abastecimento de gás natural a Portugal durante Fevereiro, e ainda exportou para Espanha, informou a REN, que gere o Terminal de Gás Natural.
Segundo a REN – Redes Energéticas Nacionais, o mercado de gás natural registou em Fevereiro um crescimento homólogo de 21%, impulsionado pelo segmento de produção de energia eléctrica, que aumentou quase 400% “devido à reduzida disponibilidade de energia renovável, ao contrário do que tinha acontecido no período homólogo anterior”.
No segmento convencional, que abrange os restantes consumidores, registou-se, tal como vem acontecendo nos últimos meses, “uma forte contracção homóloga” de 23%, acrescenta a REN em comunicado.
No acumulado dos primeiros dois meses do ano, o consumo anual de gás natural registou uma variação de 5,7%, com um crescimento de 123% no segmento de produção de energia eléctrica e uma contracção de 26% no segmento convencional.
Em Fevereiro, além de o gás natural movimentado em Sines ter suprido as necessidades nacionais, foi ainda possível, graças à interligação com Espanha, realizar exportações equivalentes a 10% do consumo nacional, acrescenta a REN.
O papel de Sines como porta de entrada de gás natural na Europa volta a ser falado, num momento em que a UE procura diminuir a dependência dos abastecimentos provenientes da Rússia.