Sines terá sido o porto que mais contentores perdeu no primeiro trimestre de 2018, entre os 20 maiores da Europa. Gdansk foi o que mais cresceu.

Sines, 15.º porto europeu na movimentação de contentores em 2017, com um crescimento homólogo de 10% face a 2016 (o quinto maior no “top 20”), registou no primeiro trimestre do ano corrente uma quebra de 24% no número de TEU.

Os dados não constam ainda da análise hoje divulgada por Theo Notteboom. Mas superam, pela negativa, o pior resultado constatado por aquele especialista: o recuo de 14% sofrido por Gioa Tauro.

No seu trabalho, Notteboom compila os resultados conhecidos do primeiro trimestre de 13 dos 20 maiores portos de contentores da Europa. E constata que Gdansk foi o que mais cresceu, em termos homólogos, com um salto de mais de 47%.

Em alta significativa estiveram também os portos do Pireu (20%), Barcelona (18%) ou Zeebrugge (16%).

Entre os maiores dos maiores, Theo Notteboom assinala o crescimento consolidado de Roterdão e de Antuérpia, enquanto Hamburgo e Bremerhaven continuam a perder terreno para a concorrência.

No Mediterrâneo, o analista sublinha que Valência, Algeciras e Pireu lutam pela liderança na margem europeia. Em Itália, enquanto Génova e La Spezia crescem, Gioia Tauro sofre com as mudanças no transhipment.

Em Sines, já se sabe, a performance negativa é em parte explicada pelo crescimento exponencial dos movimentos de transhipment no primeiro trimestre de 2017. Na inversa, por exemplo, o sucesso de Algeciras será agora também atribuível às perdas sofridas com a instabilidade laboral no ano passado.

Caso para dizer que os números valem o que valem. Mas Barcelona, que no ano passado se destacou, continua em 2018 em forte alta. E o mesmo se aplica, por exemplo, ao Pireu.

 

 

This article has 1 comment

  1. luis pereira

    É resultado da incompetência do governo PS e da ministra do mar Ana Paula Vitorino que em 3 anos ainda não conseguiu renegociar as concessões dos terminais mercadorias dos 3 portos portugueses, 1 vergonha o seu desempenho por isso devia ser despedida agora e já !!