Segunda-feira, Outubro 2, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sines consolidou lugar no top 15 europeu

por T&N
29/08/2023
em Destaque, Marítimo
0
Sines consolidou lugar no top 15 europeu
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O porto de Sines consolidou a sua posição de 14.º maior porto de contentores europeu no primeiro semestre de 2023, de acordo com os dados coligidos por Theo Noteboom.

Num ambiente geral de retracção da actividade, Sines logrou ser dos que menos contentores perdeu face à primeira metade de 2022, e com isso aproximou-se do 13.º classificado do ranking, o porto polaco de Gdansk, e afastou-se do 15.º, o gaulês porto de Marselha.

De acordo com os dados coligidos por Theo Notteboom, o porto português movimentou 1,66 milhões de TEU no primeiro semestre do ano corrente, resultando numa quebra homóloga de 4%. Melhor só fizeram os portos do Pireu e de Gioia Tauro – os únicos a crescer -, Algeciras e Génova – que perderam menos.

Importa lembrar, como o faz o próprio autor, que muitas das perdas agora registadas acrescem às já verificadas em 2022, face a 2021. E aí o porto de Sines foi dos que mais perdeu.

Na frente do ranking, Roterdão perdeu 8,1% no primeiro semestre de 2023, em termos homólogos, ao passo que Antuérpia-Bruges recuou 5,2% e Hamburgo caiu 11.7%. Os portos alemães foram, de resto, dos mais penalizados no primeiro semestre, tendo Bremerhaven (7.º no ranking) recuado 15%.

Também em Espanha as coisas não correram de feição. Se Algeciras manteve praticamente os volumes de há um ano (deslizou 0,5%), Valência cau 10,8% e tem o seu quarto lugar ameaçado pelo Pireu, e Barcelona fez o mesmo (-10,9%) e viu Gioia Tauro aproximar-se do seu 8.º posto.

Em França foi ainda pior, com a Haropa a perder um lugar em consequência do resultado de -15,8% e com Marselha a afundar também 15%.

 

Notícias Relacionadas

PSA admite rever investimentos em Sines
Marítimo

PSA admite rever investimentos em Sines

02/10/2023
Portos nacionais versus portos espanhóis
Marítimo

Comércio de emissões da UE ameaça Sines

21/09/2023
Porto de Sines reforça rede de cooperação no mercado africano
Press Releases

Porto de Sines reforça rede de cooperação no mercado africano

19/09/2023
A seguir
Metrobus do Porto cresce e chega a Matosinhos

Autocarros do Metrobus do Porto atraem dois

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Scan Global Logistics compra portuguesa FLS

Scan Global Logistics compra portuguesa FLS

02/10/2023
Lisboa estreia ligação semanal à América do Sul

Lisboa estreia ligação semanal à América do Sul

02/10/2023
Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

02/10/2023
PSA admite rever investimentos em Sines

PSA admite rever investimentos em Sines

02/10/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist