Theo Notteboom produziu um vídeo sobre a evolução do tráfego de contentores nos portos da UE nas últimas décadas. Sines destaca-se entre os que mais cresceram.
Se uma imagem vale mais que mil palavras. que dizer de uma animação que representa graficamente a performance dos portos de contentores da UE, ano após anos, desde 1985 até 2021? Essa é a proposta do reconhecido especialista, Theo Notteboom.
O vídeo evidencia, claro, os enormes volumes movimentados pelos três principais portos europeus – Roterdão, Antuérpia e Hamburgo -, mas também mostra bem como outros portos se foram afirmando no mercado à medida que os anos avançaram. É o caso de Sines.
O porto de Sines, 15.º no ranking europeu no final de 2021, cresceu mais de 1000% na última década e meia. Entre 2019 e 2021, progrediu 28,2%, um “impressionantes crescimento”, como o classificou Theo Notteboom, e em 2021 cresceu mais do dobro da média dos portos do Top 15 europeu.
Se nada de anormal acontecer, este ano a subida ao 14.º lugar do ranking estará garantida, uma vez que Zeebrugge (ou Bruges), que ocupava a posição, fundiu-se entretanto com o número dois, Antuérpia.
Vale a pena ver o vídeo.