Sexta-feira, Janeiro 22, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

    CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Dachser estreia comboio China – Europa

    Dachser estreia comboio China – Europa

    DB Schenker continua a cortar emissões

    DB Schenker retoma operações para o UK

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

    CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

    Dachser estreia comboio China – Europa

    Dachser estreia comboio China – Europa

    DB Schenker continua a cortar emissões

    DB Schenker retoma operações para o UK

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sines entra no “top 15” europeu

por T&N
16/02/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O porto de Sines era, no final de 2016, o 15.º maior da Europa na movimentação de contentores, num ranking ainda liderado por Roterdão, de acordo com os dados coligidos por Theo Notteboom (PortEconomics.eu).

SInes - Maersk Line

Com um crescimento de 14%, para cima dos 1,5 milhões de TEU, o porto português terá subido três lugares face a 2015, tendo ocupado no “top 15” o lugar deixado vago por Zeebrugge.

Sines teve, de resto, a segunda melhor performance em 2016, entre os maiores portos europeus, só superada pela “rival” Barcelona (que cresceu 13,9%). Depois do porto português situaram-se o Pireu e Algeciras.

Na comparação com 2007, o ano antes da crise, Sines destaca-se claramente da concorrência, tendo multiplicado por nove os seus números até 2016. Seguem-se, a larga distância, o Pireu, Marsaloxxx, Valência e Algeciras. Todos portos hub de transhipment, sublinha Notteboom.

Crescimento global não impressiona

No seu conjunto, os 15 maiores portos europeus na movimentação de contentores cresceram apenas 2,1% em 2016, face a 2015, depois de naquele ano terem recuado 1,6%, destaca o autor. A cair estiveram apenas Felixtowe, Le Havre e Bremerhaven.

Olhando para o período desde 2007-2016, o crescimento dos portos do “top 15” foi de 14,4%, “nada impressionante”, considera Notteboom. Sendo que quatro portos permanecem abaixo do realizado naquele ano (e dois deles – Goioa Tauro e Barcelona – até são dos que mais cresceram em 2016).

Neste intervalo,os portos de transhipment foram os que mais cresceram. Antuérpia e Génova destacaram-se entre os portos gateway.

Em síntese, sublinha Theo Notteboom, desde 2007 o ranking dos 15 maiores portos europeus em movimentação de contentores pouco se alterou, sendo Sines a entrada mais notada.

 

Ranking

1 – Roterdão 12,385 M TEU

2 – Antuérpia 10,037 M TEU

3 – Hamburgo 8,910 M TEU

4 – Bremerhaven 5,487 M TEU

5 – Ageciras 4,760 M TEU

6 – Valência 4,722 M TEU

7 – Felixstowe 3,745 M TEU

8 – Pireu 3,675 M TEU

9 – Marsaxlokk 3,064 M TEU

10 – Gioia Tauro 2,797 M TEU

11 – Le Havre 2,519 M TEU

12 – Génova 2,298 M TEU

13 – Barcelona 2,238 M TEU

14 – Southampton 1,957 M TEU

15 – Sines 1,513 M TEU

Tags: PortEconomics.euPorto de Sinesterminais de contentoresTheo Noteboom

Notícias Relacionadas

PSA Sines lança expansão do Terminal XXI
Destaque

Porto de Sines fechou 2020 a crescer

20 de Janeiro, 2021
Yilport cresce 4,6% no primeiro semestre
Marítimo

Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

20 de Janeiro, 2021
Alphaliner: Singapura é quem mais ganha com as novas alianças
Marítimo

PSA cresceu apesar do recuo em casa

15 de Janeiro, 2021
A seguir
FESCO lança Expresso ferroviário entre Vladivostok e Moscovo

FESCO lança Expresso ferroviário entre Vladivostok e Moscovo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

SATA reduz na Europa e aposta na Macaronésia

CE ainda não decidiu sobre as ajudas à SATA

22 de Janeiro, 2021
Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

Maersk Essen perdeu 750 contentores no mar

21 de Janeiro, 2021
Dachser estreia comboio China – Europa

Dachser estreia comboio China – Europa

21 de Janeiro, 2021
DB Schenker continua a cortar emissões

DB Schenker retoma operações para o UK

21 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade