Terça-feira, Abril 13, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Sines entra no “top 15” europeu

por T&N
16/02/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O porto de Sines era, no final de 2016, o 15.º maior da Europa na movimentação de contentores, num ranking ainda liderado por Roterdão, de acordo com os dados coligidos por Theo Notteboom (PortEconomics.eu).

SInes - Maersk Line

Com um crescimento de 14%, para cima dos 1,5 milhões de TEU, o porto português terá subido três lugares face a 2015, tendo ocupado no “top 15” o lugar deixado vago por Zeebrugge.

Sines teve, de resto, a segunda melhor performance em 2016, entre os maiores portos europeus, só superada pela “rival” Barcelona (que cresceu 13,9%). Depois do porto português situaram-se o Pireu e Algeciras.

Na comparação com 2007, o ano antes da crise, Sines destaca-se claramente da concorrência, tendo multiplicado por nove os seus números até 2016. Seguem-se, a larga distância, o Pireu, Marsaloxxx, Valência e Algeciras. Todos portos hub de transhipment, sublinha Notteboom.

Crescimento global não impressiona

No seu conjunto, os 15 maiores portos europeus na movimentação de contentores cresceram apenas 2,1% em 2016, face a 2015, depois de naquele ano terem recuado 1,6%, destaca o autor. A cair estiveram apenas Felixtowe, Le Havre e Bremerhaven.

Olhando para o período desde 2007-2016, o crescimento dos portos do “top 15” foi de 14,4%, “nada impressionante”, considera Notteboom. Sendo que quatro portos permanecem abaixo do realizado naquele ano (e dois deles – Goioa Tauro e Barcelona – até são dos que mais cresceram em 2016).

Neste intervalo,os portos de transhipment foram os que mais cresceram. Antuérpia e Génova destacaram-se entre os portos gateway.

Em síntese, sublinha Theo Notteboom, desde 2007 o ranking dos 15 maiores portos europeus em movimentação de contentores pouco se alterou, sendo Sines a entrada mais notada.

 

Ranking

1 – Roterdão 12,385 M TEU

2 – Antuérpia 10,037 M TEU

3 – Hamburgo 8,910 M TEU

4 – Bremerhaven 5,487 M TEU

5 – Ageciras 4,760 M TEU

6 – Valência 4,722 M TEU

7 – Felixstowe 3,745 M TEU

8 – Pireu 3,675 M TEU

9 – Marsaxlokk 3,064 M TEU

10 – Gioia Tauro 2,797 M TEU

11 – Le Havre 2,519 M TEU

12 – Génova 2,298 M TEU

13 – Barcelona 2,238 M TEU

14 – Southampton 1,957 M TEU

15 – Sines 1,513 M TEU

Notícias Relacionadas

Vasco da Gama terá concessão de 50 anos
Destaque

Sines prepara novo concurso para o Vasco da Gama

7 de Abril, 2021
DP World investe 40 milhões em Southampton
Marítimo

DP World investe 40 milhões em Southampton

6 de Abril, 2021
Alphaliner: Singapura é quem mais ganha com as novas alianças
Marítimo

PSA International facturou mais e lucrou menos

5 de Abril, 2021
A seguir
FESCO lança Expresso ferroviário entre Vladivostok e Moscovo

FESCO lança Expresso ferroviário entre Vladivostok e Moscovo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Viana do Castelo repete abastecimento de GNL

Viana do Castelo repete abastecimento de GNL

12 de Abril, 2021
ETE renovou passadiços do Terreiro do Paço

ETE renovou passadiços do Terreiro do Paço

12 de Abril, 2021
3 Meses de Brexit

3 Meses de Brexit

12 de Abril, 2021
World Voyager estreia-se nas Canárias

World Voyager estreia-se nas Canárias

12 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist