Com 28,6 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, o porto de Sines conseguiu entrar no “top 25” dos portos europeus, no 24.º lugar, anunciou a APS.

Com um crescimento de 11% nos volumes movimentados, a melhor performance entre os principais portos europeus, Sines ultrapassou Dublin e de Gdansk e ficou a menos de 100 mil toneladas do 23.º lugar europeu, pertença de Huelva, realçou, em comunicado, a administração do porto alentejano.

Num ranking que continuou a ser liderado por Roterdão, a vizinha Espanha conseguiu colocar seis portos antes de Sines: Algeciras, Valência, Barcelona, Cartagena, Bilbau e Huelva.

Também na movimentação de contentores Sines esteve em destaque entre os portos europeus, com a segunda melhor performance relativa: cresceu 24% para os 553 mil TEU, só sendo superado por Gdansk.

EUA, China, Brasil, Gibraltar, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica, Espanha e Marrocos foram os principais destinos das cargas expedidas a partir de Sines, tendo as exportações crescido 27% em termos homólogos.

Por estes dias, o portfolio de serviços oferecidos em Sines é enriquecido com uma ligação semanal directa com a África do Sul, operada pela MSC.

Comments are closed.