O porto de Sines registou o quarto maior crescimento entre os 15 maiores portos europeus de contentores, nos primeiros nove meses do ano, consolidando o seu 14.º lugar no ranking.
Sines movimentou 1,665 milhões de TEU entre Janeiro e Setembro deste ano. o que representou um crescimento homólogo de 14,8%. Melhor só conseguiram os portos de Barcelona, Haropa e Valência.
A crise no Mar Vermelho influenciou os resultados apurados, sublinha Theo Notteboom, que actualizou o top 15 europeu, com a mudança dos tráfegos Ásia – Europa para a Rota do Cabo a beneficiar, precisamente, Sines, Barcelona e Valência.
Na inversa, o porto grego do Pireu, que se vinha destacando pelo rápido crescimento, é agora o único em perda (e logo de 9%), tendo o seu lugar no ranking ameaçado.
Juntos, os 15 maiores portos europeus de contentores movimentaram 72,5 milhões de TEU, e os três maiores 33.7 milhões.
Na frente do ranking, Theo Notteboom destaca o forte crescimento de Antuérpia – Bruges, que assim se aproximou mais de Roterdão, enquanto Hamburgo manteve a distância.
Extrapolando para o final do ano, e assumindo que a tendência se mantém, o analista vê Roterdão e Antuérpia-Bruges a ficarem separados por menos de 500 mil TEU. Já Valência – e mesmo Barcelona – poderão / deverão ultrapassar o Pireu, que assim cairá para sexto no ranking, seguido de… Barcelona. À espreita para entrar no top 15 está Las Palmas (mais um porto espanhol), que assim poderá tomar o lugar de Marselha.
Já Sines manter-se-á no 14.º lugar, mais perto de Gdansk, é certo, mas sendo que o porto polaco também está a crescer a dois dígitos.