Sines tornou-se o primeiro porto do Continente a realizar o abastecimento de um navio com GNL, com recurso a camiões cisterna.

Camiões abasteceram de GNL uma draga em Sines

A operação “truck to ship” desenrolou-se no passado sábado e visou o abastecimento da draga “Scheldt River”, atracada no Terminal Multipurpose de Sines.

Os camiões cisterna carregaram na estação de enchimento  do Terminal de Gás Natural e asseguraram o transporte e o abastecimento do navio, sempre dentro da área de jurisdição do Porto de Sines.

Recorde-se que o primeiro abastecimento de GNL “truck to ship” nos portos nacionais aconteceu no Funchal, em Dezembro de 2017, com o fornecimento do navio de cruzeiros AIDA Prima, então saído há pouco do estaleiro onde foi construíso.

Este tipo de operação foi realizado no nosso país, pela primeira vez, em Novembro de 2017, com o abastecimento do navio de cruzeiros AIDAprima, no porto do Funchal.

No caso de Sines, a realização deste tipo de operações é facilitado pela existência do Terminal de GNL, que no ano passado movimentou mais de quatro milhões de toneladas, um recorde, 44,5% acima do realizado em 2018.

Comments are closed.