Uma máquina carregadora de minério de ferro, fabricada em Portugal e destinada à Mauritânia, foi ontem expedida a partir do terminal multipurpose de Sines.

A estrutura, com cerca de mil toneladas de peso e uma envergadura de 80x30x35 metros, foi carregada a bordo do Jumbo Javelin, navio da Jumbo Shipping, especializada no transporte de cargas de projecto e agenciada em Portugal pela Portmar.

A máquina, destinada a carregar navios com minério de ferro, com uma capacidade de movimentação de 10 000/12 000 toneladas/hora, foi construída pela Compelmada. Os trabalhos de montagem da estrutura foram realizados no próprio finger do terminal multipurpose de Sines, tendo demorado praticamente um ano.

A estrutura foi encomendada pela germânica Tenova Takraf, fornecedora de equipamentos de auxílio à exploração mineira com presença nos cinco continentes. Será instalada no porto de Nouadhibou, na Mauritânia.

Para a Administração do Porto de Sines, a operação testemunha a “versatilidade” do porto, “em termos de movimentação de navios e cargas, graças às suas características físicas de excelência em termos de área disponível e fundos”.

 

Os comentários estão encerrados.