Os pilotos da Empresa Portuária de Cabinda vão estagiar em Sines, preparando-se para responder ao desejado desenvolvimento do tráfego portuário naquele enclave.
A formação de pessoal técnico e de pilotagem do porto angolano será feita em Sines, ao abrigo do protocolo de cooperação assinado entre as duas administrações portuárias.
Em breve chegarão a Portugal os dois primeiros pilotos do porto de Cabinda, que acompanharão os pilotos do porto de Sines nas manobras de atracação e largada dos navios.
A Empresa Portuária de Cabinda projecta para o enclave a criação de um porto de águas profundas, que sirva não apenas aquela província angolana mas também os países vizinhos.
A escolha de Sines para parceiro na formação do pessoal de pilotagem é justificada, no comunicado emitido a propósito, com o facto de o porto português ser “especializado na operação de grandes navios, movimentando diferentes tipos de cargas”.
Em ocasiões anteriores, o Porto de Sines já deu formação a pilotos da brasileira Ceará Marine Pilots e do porto de Luanda.