No final de Maio, o porto de Sines representava 54,8% das mercadorias movimentadas nos portos nacionais. Nos contentores, a sua quota de mercado tocou os 59,7%.
Nos primeiros cinco meses do ano, os portos nacionais (do continente) movimentaram 37,7 milhões de toneladas. Só Sines garantiu 20,7 milhões.
Na comparação com o período homólogo de 2023, o crescimento acumulado foi de 7%. Sines subiu 16,6%, Lisboa avançou 1%; todos os demais perderam terreno. Em termos absolutos, Sines acrescentou 2,9 milhões de toneladas e Lisboa 49 mil.
Os dados constam do relatório mensal da AMT e mostram que só o excepcional momento do porto de Sines mantém o sistema portuário nacional à tona de água (ou mesmo a crescer mais que o espanhol, como repetidas vezes diz o regulador), no que à movimentação de cargas diz respeito.
Entre Janeiro e Maio, já se disse, o porto de Sines movimentou 20,7 milhões de toneladas (mais 16,6%, ou mais 2,9 milhões de toneladas) e Lisboa atingiu os 5,1 milhões (+1%, +49 mil toneladas).
Leixões movimentou 5,8 milhões de toneladas (-5,2%, -319 mil toneladas), Setúbal 2,8 milhões de toneladas (-0,8%, -23 mil), Aveiro 2,3 milhões de toneladas (-4,9%, -121 mil toneladas), Figueira da Foz 893 mil toneladas (-1,5%, -13 mil) e Viana do Castelo 123 mil toneladas (-18%, -27 mil toneladas).
Sintetizando a evolução dos principais tipos de cargas nos diferentes portos, a AMT destaca:
“O acréscimo de movimentação da Carga Contentorizada (+2,5 milhões de toneladas; +31,8%), dos Produtos Petrolíferos (+632 mil toneladas; +17,9%) e de Minérios (+144 mil toneladas) no porto de Sines, a que se juntaram os incrementos de Carga Fraxcionada (+290 mil toneladas; +377,3%) e da Carga Contentorizada (+280 mil toneladas; +16,5%) em Lisboa e do movimento de Carvão (+116 mil toneladas; +200,3%) em Setúbal; e as reduções dos Outros Granéis Sólidos (-411 mil toneladas; -44,3%) e dos Outros Granéis Líquidos (-145 mil toneladas; -38,5%) no porto de Lisboa, do Gás Liquefeito (-239 mil toneladas; -13,9%) e dos Outros Granéis Líquidos (-102 mil toneladas; -71,9%) em Sines, da carga Roll On – Roll Off (Ro-Ro) (-143 mil toneladas; -25,4%), dos Outros Granéis Sólidos (-130 mil toneladas; -23,2%) e dos Produtos Petrolíferos (-106 mil toneladas; -10,8%) no porto de Leixões, bem como, ainda, da Carga Fraccionada (-136 mil toneladas; -14,4%) no porto de Aveiro”.
Contentores crescem 14,7%
A carga contentorizada movimentada nos portos nacionais nos primeiros cinco meses do ano atingiu os 15,8 milhões de toneladas, num crescimento homólogo de 20,5%. Pelo porto de Sines passaram 10,2 milhões de toneladas.
O movimento de contentores cresceu, no mesmo período, 14,7%, para um total de 1,35 milhões de TEU.
Em Sines movimentaram-se 806 mil TEU (+25,1%). Leixões contou 286 mil (-1,2%), Lisboa 178 mil (+9,7%), Setúbal 65 mil (-4,9%), Aveiro nove mil (+58,9%) e Figueira da Foz 7,7 mil (-8%).
O transhipment de contentores cresceu 28,6% para 671 mil TEU, dos quais 641 mil passaram por Sines (+29,9%). Os movimentos com o hinterland subiram 3,7% para 680 mil TEU, repartidos no essencial por Leixões (262 mil, -2,1%), Lisboa (176 mil, +9,8%) e Sines (165 mil, +9,7%).