Quarta-feira, Janeiro 27, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Peugeot e-Partner chega no segundo semestre

    Peugeot e-Partner chega no segundo semestre

    Drewry estranha ausência de cortes na oferta na época baixa

    CE recusa investigar companhias de navegação

    ACEA: pesados voltaram a cair em Agosto

    ACEA: vendas de pesados caíram 25,7%

    Renfe quer operar Alta Velocidade em França

    Alta Velocidade Lisboa-Madrid concluída em 2023

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Peugeot e-Partner chega no segundo semestre

    Peugeot e-Partner chega no segundo semestre

    Drewry estranha ausência de cortes na oferta na época baixa

    CE recusa investigar companhias de navegação

    ACEA: pesados voltaram a cair em Agosto

    ACEA: vendas de pesados caíram 25,7%

    Renfe quer operar Alta Velocidade em França

    Alta Velocidade Lisboa-Madrid concluída em 2023

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sines garante sucessivos recordes aos portos nacionais

por T&N
11/04/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O movimento de mercadorias nos portos do Continente cresceu 17,1%. Sines disparou 30,4%. Lisboa seguiu à distância, com um avanço de 17,3%.

PortodeSines-TGL

Entre Janeiro e Fevereiro, os portos do Continente movimentaram 15,9 milhões de toneladas, um resultado recorde, divulgou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

O porto de Sines foi, de novo, o que mais cresceu: 30,4% até aos 9,1 milhões de toneladas, e com isso reforçou a sua quota de mercado para os 57,2%. Valores históricos.

Ainda longe de recordes mas a recuperar bem, Lisboa cresceu 17,3%, em termos homólogos, e ficou perto dos 1,8 milhões de toneladas. Aveiro registou o terceiro melhor crescimento, com um ganho de 7,8% até às 743 mil toneladas. Leixões avançou apenas 4,2% para 2,9 milhões de toneladas.

Em perda estavam, no final de Fevereiro, os portos de Setúbal (menos 13,4% e um milhão de toneladas), Figueira da Foz (-8,4%; 273 mil toneladas), Viana do Castelo (-32%; 65 mil toneladas) e Fario (-48,7%; 23 mil toneladas).

Granéis líquidos e contentores

A puxar pelos números globais dos portos continuam os granéis líquidos (entenda-se, petróleo e seus derivados) e a carga geral (sobretudo a carga contentorizada). Precisamente aqueles segmentos em que Sines é especialmente forte.

A movimentação de granéis líquidos cresceu 28,7%, nos dois primeiros meses de 2017, em termos homólogos, e superou os seis milhões de toneladas (+38% os produtos petrolíferos; +24% o petróleo bruto). Já a carga geral avançou 24,8% e chegou aos 6,9 milhões de toneladas, com a carga contentorizada a contar 5,9 milhões de toneladas (mais 30,5%) (a carga ro-ro  subiu 20% e a carga fraccionada cedeu 3%).

Em contra-ciclo, os granéis sólidos recuaram 11,6% face a Fevereiro de 2016 e quedaram-se abaixo dos três milhões de toneladas (penalizados pela quebra de 31% na movimentação de carvão).

Tags: AMTEstatísticasPorto de LisboaPorto de Sines

Notícias Relacionadas

ACEA: pesados voltaram a cair em Agosto
Veículos Comerciais

ACEA: vendas de pesados caíram 25,7%

26 de Janeiro, 2021
PSA Sines lança expansão do Terminal XXI
Destaque

Porto de Sines fechou 2020 a crescer

20 de Janeiro, 2021
Yilport cresce 4,6% no primeiro semestre
Marítimo

Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

20 de Janeiro, 2021
A seguir
Transportadores triplicam lucros com receitas em queda

Transhipment lidera movimento de contentores

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

Peugeot e-Partner chega no segundo semestre

Peugeot e-Partner chega no segundo semestre

26 de Janeiro, 2021
Drewry estranha ausência de cortes na oferta na época baixa

CE recusa investigar companhias de navegação

26 de Janeiro, 2021
CHEP é Top Employer pelo 4.º ano consecutivo 

CHEP é Top Employer pelo 4.º ano consecutivo 

26 de Janeiro, 2021
VGP instala-se em Sintra… e em Loures

VGP instala-se em Sintra… e em Loures

26 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade