Sines já pode avançar com a expansão do Molhe Leste. A ministra do Mar autorizou o lançamento do concurso, num investimento de 88 milhões de euros.

SInes - Terminal XXI

A ampliação do Molhe Leste (a terceira) acrescentará 750 metros àquela estrutura de protecção da acessibilidade marítima ao Terminal XXI, permitindo a operação em maior segurança de mais e maiores navios

A empreitada está, de resto, ligada com a concretização da terceira fase de expansão do terminal de contentores de Sines, operado pela PSA, e também com a futura construção de um segundo terminal de contentores, para já denominado de Vasco da Gama, cujo concurso deverá avançar ainda este ano.

“Com o lançamento deste concurso dá-se mais um passo na concretização de uma estratégia de aumento da competitividade do porto de Sines e do sistema portuário nacional, potenciando o mercado de carga contentorizada que tem tido crescimentos acentuados no País e a nível mundial”, realça o comunicado do Ministério do Mar emitido a propósito.

A Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária apresentada pelo Governo no final do ano passado contempla investimentos, públicos e privados, de 1 140 milhões de euros em Sines no horizonte 2026.

 

Comments are closed.