Sábado, Setembro 23, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sines lidera perdas dos portos no trimestre

por T&N
06/06/2023
em Destaque, Marítimo
0
PSA International movimentou 90,9 M TEU

© APS

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O movimento de mercadorias nos portos nacionais caiu 4,5% no primeiro trimestre depois de ter recuado 3,6% no último trimestre de 2022. Sines continua a liderar as quedas.

Os dados são do INE. No primeiro trimestre deste ano, os portos nacionais (incluindo Madeira e Açores) movimentaram 20,1 milhões de toneladas. Menos 4,5% em termos homólogos e 8,7% abaixo do realizado no primeiro trimestre de 2019.

O porto de Sines continua a ser o porto mais penalizado. De acordo com o INE, no primeiro trimestre processou 9,2 milhões de toneladas, o que representa uma quebra homóloga de 12%, que se segue a uma perda de 10,5% no último trimestre do ano passado. Comparando com o primeiro trimestre de 2019, o recuo é de 14,5%.

Leixões também continua a perder cargas. Entre Janeiro e Março contou apenas 3,1 milhões de toneladas, menos 3,3% que há um ano e menos 26,4% que no mesmo período de 2019. No último trimestre de 2022, o porto nortenho perdeu 9,4%.

Em Lisboa movimentaram-se 2,9 milhões de toneladas, menos 1% que no mesmo período de 2022 e 18,7% acima do realizado em 2019. O porto da capital fechou o ano transacto com um crescimento de 19,8% no trimestre.

Em alta, mas sem volumes para contrariar as perdas dos pesos pesados estiveram os portos de Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Setúbal avançou 11,3% para 1,6 milhões de toneladas, mas ainda ficou 11,9% abaixo do feito no primeiro trimestre de 2019; Aveiro retomou os ganhos, agora de 17,6%, também para 1,6 milhões de toneladas, 24,1% acima de 2019; Figueira da Foz aumentou 9,9% e tocou as 498 mil toneladas, mais 23,9% face ao mesmo período do último ano antes da pandemia.

 

Notícias Relacionadas

Portos nacionais versus portos espanhóis
Marítimo

Comércio de emissões da UE ameaça Sines

21/09/2023
APDL já opera o terminal ferroviário de Leixões
Ferroviário

Leixões contou 2200 comboios até Agosto

21/09/2023
Porto de Sines reforça rede de cooperação no mercado africano
Press Releases

Porto de Sines reforça rede de cooperação no mercado africano

19/09/2023
A seguir
Portos de Lisboa e Setúbal na Breakbulk Europe

Portos de Lisboa e Setúbal na Breakbulk Europe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Compra da Groundforce pela Menzies na  Concorrência

Governo prorroga licenças de handling nos aeroportos

21/09/2023
Barraqueiro investiu 52 milhões em autocarros eléctricos

Barraqueiro investiu 52 milhões em autocarros eléctricos

21/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist