O porto de Sines manteve, em 2022, o 14.º posto no top 15 dos portos de contentores da União Europeia elaborado por Theo Notteboom.
Os 15 maiores portos de contentores da UE movimentaram 76,6 milhões de TEU no ano passado. menos 4,2% que em 2021 e menos 3,2% que em 2019. Sines fez 1,7 milhões de TEI, 8.9% abaixo de 2021 mas 6,8% melhor que em 2019.
Na análise aos números, Theo Notteboom destaca, desde logo, o facto de a maioria dos portos considerados ter registados fortes quebras na movimentação de contentores. no ano passado.
Apenas quatro fizeram melhor em 2022 que em 2021, e somente Gioia Tauro e Marselha lograram crescer mais de 2%, destaca.
Theo Notteboom nota ainda que os sete portos da primeira metade da tabela ainda permaneceram abaixo dos resultados de 2019, ao passo que todos os restantes superaram o realizado no último ano antes da pandemia de 2019.
Hamburgo,. Bremerhaven e Gioia Tauro ainda não superaram os números de 2007, antes da crise financeira que abalou a economia mundial, acrescenta.
O porto de Sines registou, em 2022, o segundo pior desempenho do Top 15. Só Valência fez pior em termos homólogos (-9,4%). Contudo, na comparação com 2009, Sines alcançou o segundo maior crescimento (+6,8%), só superado pelo caso “especial” de Gioia Tauro. E face a 2007, o porto português destaca-se, com um salto de mais de 1000%.
Roterdão manteve o primeiro lugar do ranking, com um milhão de TEIU à melhor sobre o segundo classificado, Antuérpia Bruges. Hamburgo encerrou o pódio.
O Top 15 poderá em breve sofrer alterações, avisa Theo Notteboom, lembrando que La Spezoia, Koper e Klaipeda já superaram a fasquia do milhão de TEU em 2022 e que Gotemburgo, Gdynia, Dublin e Trieste ficaram lá perto.
Num primeiro relance pelos resultados do primeiro trimestre de 2023, o especialista destaca a manutenção das perdas homólogas em Roterdão (-11,6%), Antuérpia Bruges (-5,7%), Valência (-10,5%), Barcelona (-12,3%), etc.. Os dados de Sines não são ainda conhecidos.
Enquanto perde tempo o ministro dos transportes esqueceu das promessas dos seus antecessores : pipeline para aeroporto da portela para acabar com transporte rodoviario perigoso diario de combustivel para o aeroporto de Lisboa. Caso único na Europa !