O porto de Sines registou o terceiro maior crescimento entre os principais portos europeus de contentores, no ano passado, de acordo com Theo Notteboom.
Sines cresceu 16%, para um total de 1,93 milhões de TEUY. Melhor, em termos relativos, fizeram apenas a Haropa (+18,7%) e Barcelona (+18,5%).
O porto de Sines (como Barcelona e Valência) beneficiou das dificuldades criadas pela crise no Mar Vermelho, com o desvio dos navios para a Rota do Cabo.
Na inversa, o porto do Pireu foi o que mais sofreu com a mudança, tendo perdido 7,8% dos volumes movimentados em 2023, sendo ultrapassado no ranking por Valência e Algeciras.
Juntos, os 15 maiores portos europeus de contentores movimentaram 76,8 milhões de TEU em 2024, num crescimento homólogo de 5,9%, depois de um 2023 de fraco crescimento generalizado ou mesmo perdas.
Na frente manteve-se o porto de Roterdão, mas agora com Antuérpia-Bruges muito mais perto. Hamburgo manteve-se isolado no terceiro posto.
Na sua análise, Theo Notteboom chama de novo a atenção à concorrência crescente de Tanger Med, que foio principal responsável pela ligeira sentida por Algeciras.
Com 10,24 milhões de TEU movimentados em 2024, num crescimento homólogo de 18,8%, o porto do Norte de África entraria directo para o terceiro lugar num ranking “pro forma” europeu e lideraria o ritmo de crescimento.
Voltando a Sines, o porto alentejano manteve o 14.º lugar do ranking, mas ficou mais perto de Gdansk, que é 13.º, e mais longe de Marselha, o 15.º (com Las Palmas cada vez mais perto…).