O serviço MedUSEC da MSC deixará de escalar o Terminal XXI, no porto de Sines, anunciou hoje a companhia helvética em comunicado ao mercado.
A mudança inscreve-se na reorganização da oferta para o Transatlântico da MSC, agora sozinha depois do fim da aliança com a Maersk na 2M. Além de Sines, também Barcelona deixa de ser porto de escala do MedUSEC.
Na prática, o MedUSEC passa a ser quase um Itália-USEC, uma vez que no sentido westbound os únicos portos do Mediterrâneo são italianos (Gioia Tauro, Nápoles, Livorno e Génova). A MSC destaca a propósito o tempo de trânsito de apenas nove dias entre Génova e Nova Iorque.
À parte esta perda do MedUSEC, Sines e o Terminal XXI continuam a integrar as rotações dos outros quatro serviços da MSC entre o Mediterrâneo e a América do Norte. São os casos do MedGulf, do California Express, do EMUSA e do MedCanadian Service. Em todos, o porto português é a última escala europeia à exportação.