Sines será um dos oito portos europeus envolvidos em testes-piloto de aplicação de soluções da Indústria 4.0 à operação de terminais de contentores.

O projecto em que Sines está envolvido é justamente denominado iTerminals 4.0. Co-financiado pela União Europeia, através do CEF (Mecanismo Contectar a Europa), é coordenado pela Fundación Valenciaport. Além do porto português (e do Terminal XXI) participarão nos testes-piloto Génova, Antuérpia, Hamburgo, Bremerhaven, Wilhelmshaven, Rouen e Malta.

Os testes-piloto decorrerão em contexto de trabalho. A ideia é aplicar inovações como a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial ou o “cloud computing” às operações portuárias, melhorando-as, adaptando-as e demonstrando a sua viabilidade antes de serem disseminadas.

Os promotores do projecto sustentam que a implementação das novas tecnológicas permitirá aumentar a produtividade dos terminais, claro, mas também minorar problemas vitais como os da cibersegurança.

This article has 2 comments

  1. Por culpa da MINISTRA DO MAR o terminal XXI Sines já está em último lugar entre portos do Mediterrãneo a saber : Tanger, Algeciras, Valência; Barcelona, Pireu, a SENHORA mete água há 4 anos, vá já embora por favor

  2. ANA PAULA VITORINA nem conseguiu aproveitar facto terminal XXI estar no Atlântico e portanto ser o primeiro
    porto da Europa, não consegue apresentar resultados !