Com apenas alguns dos 15 postos de atracagem previstos operacionais, Singapura inaugurou as fases 3 e 4 de expansão Pasir Panjang Terminal, operado pela PSA.
O projecto de 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) tem conclusão prevista para o fim de 2017. Serão mais seis quilómetros de frente de cais, com fundos de -18 metros, com a movimentação dos contentores no parque totalmente automatizada.
Nessa altura, o porto asiático terá uma capacidade anual de 50 milhões de TEU. No ano passado movimentou 34 milhões de TEU (um crescimento de 4%).
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo primeiro ministro de Singapura. O chairman da PSA, Fock Siew Wah, sustentou que o alargamento em curso é uma resposta à procura das companhias de navegação por navios de maiores dimensões. “Este projecto também reflecte a nossa filosofia: ver as novas tendências no horizonte, planear e investir de forma antecipada”, afirmou, citado pela “Reuters”.
Não por acaso, a inauguração da expansão do terminal da PSA Singapura aconteceu precisamente no 43.º aniversário da primeira escala de um navio porta-contentores no porto da cidade-estado.
A PSA trabalha entretanto com as autoridades de Singapura no planeamento do novo mega-porto de Tuas, previsto para começar a operar cerca de 2022. Arrancará com uma capacidade de 65 milhões de TEU/ano e permitirá equacionar a deslocalização dos actuais terminais.