A Sinotruck anunciou em São Paulo pretender construir uma fábrica de camiões no Brasil, estando a decorrer negociações com os governos federal e do estado do Paraná.

Citado pela imprensa brasileira, à margem do Salão Internacional do Transporte de São Paulo (Fenatran), o presidente executivo da companhia chinesa disse não poder fornecer pormenores do empreendimento – nomeadamente o valor do investimento e o número de postos de trabalho a serem criados – uma vez que dependem do acordo a alcançar com o governo federal.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, confirmou que o Paraná está a negociar com o grupo chinês e que esteve reunido com a administração da Sinotruk na sede da empresa, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

A Sinotruk, como é conhecida a CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída em 1935, tendo em 2009 assinado um acordo de parceria estratégica e de transferência de tecnologia com a MAN, que passou a deter uma participação de 25% do grupo chinês.

A empresa já possui um centro de distribuição em Campina Grande do Sul, inaugurado em Setembro, onde armazena peças do modelo Howo, que é importado desde Abril de 2010.

Curiosamente, o anúncio da intenção de investimento da Sinotruck acontece na mesma altura em que a MAN formalizou o maior investimento da marca no mercado brasileiro.

Comments are closed.